Slideshow Image 1 Slideshow Image 2

Equivino™ representa a convergência de duas das minhas grandes paixões: os cavalos e o vinho. Nasci em Espanha, país onde a comida e o vinho, a família e os amigos são constantemente celebrados. Por isso, à medida que fui crescendo, aprendi a apreciar boas refeições, nas quais os alimentos bem preparados, a acertada escolha dos vinhos e o beber com moderação foram estímulos para conversas enriquecedoras.
Como a minha família também era proprietária de cavalos, estas magníficas criaturas, pastando em campos repletos de oliveiras, constituíram o pano de fundo do meu quotidiano.

Hoje vivo em Washington DC, onde continuo a saborear o gosto de vinhos requintados e a andar a cavalo sempre que posso.

Como professor de literatura e de estudos culturais, estou a escrever um livro sobre a presença arquetípica dos cavalos na literatura e no cinema. Há vários anos, comecei a colecionar rótulos de vinhos retratando cavalos. O entusiasmo de amigos e conhecidos por essas imagens levou-me a lançar EquiVino™ para que, deste modo, pudesse partilhar a minha paixão pela arte equestre expressa em rótulos de vinho.

Os rótulos, provenientes de 15 países, contam a história da relação entre os humanos e os cavalos ao longo dos tempos - desde imagens rudimentares de cavalos pintados nas paredes das cavernas pré-históricas a representações elegantes de cavaleiros a montar, desde imagens de diligentes cavalos de carga a imagens de rápidos cowboys e gaúchos, e desde representações realistas a representações de cavalos estilizadas e abstratas.

Seja através da antiga figura grega de Pegasus, seja através do Rocinante de Dom Quixote, o certo é que começamos a reconhecer o papel essencial que os cavalos têm na história humana – e, em particular, na psique humana. Eu acredito que estes animais, mais do que qualquer outros, simbolizam o desejo humano de completude.

Equivino ™ celebra, portanto, as relação entre os humanos e os cavalos, assim como a paixão e o trabalho árduo dos vinicultores de todo o mundo.

Em reconhecimento da enorme contribuição dos cavalos para a Humanidade, uma parte das doações é encaminhada para o cuidado e apoio de cavalos de corrida puro-sangue aposentados.

Dr. Francisco LaRubia-Prado